segunda-feira, 19 de agosto de 2013

APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E ATITUDE

A melhor analogia que já consegui para a aprendizagem de língua estrangeira é a boa forma física. Repare bem nas semelhanças: quase TODO MUNDO quer ter aquele corpo que passa na TV, mas quantas pessoas têm a ATITUDE ("coragem", "disposição", "botar a mão na massa") de fazê-lo?

Analise você mesmo/a. Você quer ter um corpo "mais bonito" (claro: segundo os padrões)? Você quer aprender uma segunda língua? OK! Mas, O QUE VOCÊ FAZ PARA QUE CONSEGUI-LO?

Não obstante, uma grande diferença que vejo entre as duas coisas é que, no caso da língua estrangeira, as pessoas têm a quem culpar: O SISTEMA! 

Isso me lembra uma certa vez em que uma aluna de graduação em Letras (Inglês!!!) sugeriu que eu deveria ser "bonzinho" com eles/as, pois "eles/as não tiveram professores de Inglês qualificados"!!! A grande ironia dessa situação é que o curso que eles/as estavam fazendo era uma licenciatura. Ou seja, futuros/as professores/as de Inglês estavam me pedindo para não lhes ensinar Inglês porque eles/as não tiveram oportunidade de aprender Inglês do Ensino Médio. 

Quanta ironia!!!
[...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário